quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Festas e Romarias na região do Douro

Se quer viver Portugal no seu melhor tradicional e bairrista, venha viver as festas no Douro!
Encontrar velhas amizades e construir algumas novas, reavivar as devoções e cumprir as tradições - Alegre-se num bailarico bem regado com o bom vinho do Douro e participe no convívio salutar, que já é histórico, num dos célebres lugares da vila: no Largo da Igreja ou no Recinto da Ermida.
Aqui tem alguns exemplos e sugestões…


- Festa de Nª Senhora do Rosário - Duas Igrejas

1º Domingo de Outubro - Encontra-se a menos de 50min de distância e a cerca de 58km da Quinta de Guimarães.
Também chamada Festa da “Sopa Seca”, celebra-se anualmente, nesta agradável freguesia portuguesa, cujo padroeiro é Santo Adrião, situada no centro-norte do Concelho de Penafiel (a oriente da cidade de Penafiel). A sua actividade mais importante é a extracção de granitos, sendo que os têxteis, a carpintaria e alguma agricultura fazem também parte do quotidiano da população.
Durante a semana realizam-se as novenas e no Sábado à noite há Procissão de Velas com Missa e sermão, como manda a tradição, demonstrando o cariz social e religioso de qualquer festa ou romaria em Portugal. A alegria e a boa disposição marcam presença nestes momentos animados e apelativos pela música e foguetes! No dia seguinte torna a haver a Procissão seguida do famigerado arraial português, pela noite fora – Divertimento e razões não faltam para conhecer esta festividade! E, como não podia deixar de ser, tudo vai bem acompanhado ao sabor da tradicional “Sopa Seca”, prato típico da zona, tão apreciado e imprescindível à reunião e partilha dos visitantes e habitantes! A “Sopa Seca” é um prato cozido de carnes e couves com pão que vai ao forno se come bem quente e alourado - Parte integrante e famosa da cozinha nortenha!
De visita a Duas Igrejas, veja também as Casas de Vila Verde e Perafita, famosas pela sua traça arquitectónica.


Senhora do Rosário

Igreja Paroquial

















- Romaria de S. Simão – Urrô


28 de Outubro – Aproximadamente a 1:15h e a 76 km da Quinta de Guimarães.
Outra manifestação interessante e castiça da boa cultura duriense é a Romaria em honra de S. Simão na pequena e acolhedora freguesia de Urrô, Concelho de Penafiel.
De todas as partes aí chegam, atempadamente, as vistosas e curiosas gentes com intenções de reavivar as suas raízes na fé, retomar os velhos hábitos e contactos de infância, conhecer as novidades da terra, saborear o belo vinho da região e deleitar-se com os saborosos petiscos e manjares realizados a propósito e com todo o preceito pelas avós e mães do lugar!
E, claro, como manda a tradição, agradecer as façanhas do Santo, já famoso pelas suas curas de problemas de pele e defesa do povo das violentas intempéries atmosféricas.
De passagem por Urrô, visite também o sítio de Claro Oliveira, a Igreja Matriz e a Capela de S. Simão.

Igreja Matriz
                                 
Claro Oliveira











Capela de S. Simão
- Festa de Todos os Santos – Parada do Bispo, Armamar


1 de Novembro - Aproximadamente a 53m e a 46km da Quinta de Guimarães
Excelente ocasião de conhecimento de outra grande e típica festividade do Douro, é esta festa na freguesia de Parada do Bispo, Concelho de Lamego.
Às 8h da manhã começa bem o acordar da população e a animação dos visitantes ao som do tradicional repertório da banda de música local. Missas festejam a solenidade do dia de hora a hora até às 13h, hora da Missa de encerramento da vertente religiosa da festa. A isto segue-se a diversão e a alegria com a cozinha e bebida típicas da região, dando-se lugar à sociabilidade e confraternização dos presentes.
Na sua pequena viagem a Parada do Bispo, visite a Igreja Matriz, o Santuário de Santa Eufémia e o Nicho de Nossa Senhora de Fátima.
Boa visita e diversão!!
Igreja Matriz
Interior da Igreja Matriz
                    


Sem comentários:

Enviar um comentário