quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Barroco Em Portugal

Situada na magnífica margem do rio Douro, esta Quinta de arquitectura barroca, demonstra-nos a forma intensa e expressiva com que este estilo foi introduzido no nosso país em princípios do século XVIII. Entre as muitas obras situadas na região norte do nosso país marcadamente influenciadas pela traça desta linha arquitectónica originária de Itália, em finais do século XVI, que se expandiu por toda a Europa, Ásia e América Latina durante os séculos XVII e XVIII, encontra-se a nossa tão querida Quinta de Guimarães.


Os nomes mais pronunciados na época barroca em Portugal, pelo seu talento e obras primas, foram os de Jerónimo Baía, na literatura, Machado de Castro e Vieira Lusitano, na escultura, Carlos Seixas, na música e João Frederico Ludovice (Convento de Mafra), Nicolau Nasoni e António Pereira na arquitectura. As obras destes dois últimos encontram-se precisamente no norte do nosso país.
                                                                                                                                
Rastos do seu trabalho e dedicação são, por exemplo, o Palácio do Freixo, a Torre dos Clérigos, a Igreja de Santa Clara, a Igreja de S. Francisco, a Sé Catedral, a Igreja do Carmo, a Igreja da Misericórdia e o Palácio de S. João Novo, no Porto, a Igreja dos Terceiros, a Igreja do Bom Jesus e o Palácio dos Biscainhos, em Braga e o Solar de S. Mateus em Vila Real.

O estilo barroco caracteriza-se essencialmente por representar o real de forma dinâmica, dramática (fortes emoções e sentimentos), colorida e trabalhada. Privilegia o emocional sobre o racional, apresentando como aspectos de movimento no espaço as curvas, contra-curvas e colunas retorcidas. O contraste entre luz e sombra, a ideia do infinito, os pormenores requintados e a amplitude estão presentes na pintura, na escultura e na arquitectura. Os altares, os painéis de azulejos (com amarelos, brancos e dourados), mármores e a talha dourada são as maiores expressões do barroco em Portugal.
Hoje, com todo o carinho, amizade e dedicação, pomos à sua disposição uma Quinta, que data de 1720 com todas as características do estilo barroco. É uma Quinta murada e tem seis hectares de mata e 25 de vinha. Entre as formosas paisagens do Douro, conseguimos admirar pormenores de um alpendre, dos jardins e dos quartos.

Com capacidade para receber até vinte hóspedes,pode escolher ficar num quarto na Casa Principal, onde todos têm casa de banho privativa ou num dos 2 apartamentos no meio da maravilha da natureza do Douro. Com piscina, jardins, mata e muito mais, adaptámos, com técnica e estilo, sem esquecer a parte histórica, esta Quinta às actividades e recursos dos dias de hoje: temos campo de areia para volley, court de ténis, sala de jogos, passeios de bicicleta, e ainda desportos aquáticos (rio a 1 km), campo de golfe (a 20 km), entre outros.. Não esqueça de experimentar os nossos dotes gastronómicos, com um pequeno almoço regional e as nossas refeições caseiras acompanhadas do bom vinho CAZAS NOVAS da Quinta para lhe dar a beber.
E porque pensamos em si e na sua qualidade de vida, temos preços atractivos consoante as épocas e os quartos que escolher. Para mais visite-nos no site - http://www.quintadeguimaraes.pt/, ou ligue +351 91 9970695.
Agora pode desvendar as belezas e segredos do Douro.
Venha conhecer a Quinta de Guimarães!

Sem comentários:

Enviar um comentário