segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Enquanto hospedado na Quinta de Guimarães visite…

Mosteiro do Cárquere (Resende – 7 km)

A data da fundação do Mosteiro permanece incerta.
É um monumento presumivelmente de origem muçulmana, que guarda ainda vestígios da época romana nas suas proximidades e a fortificação indica que constituiu importante refúgio na sua época, sabendo-se que albergou célebres guerreiros árabes. Parte dele – A abside da Igreja -, terá sido primeiramente uma mesquita – Sinal disto será a janela em arco de ogiva voltada a sul, sob a qual as pedras terão sido repostas para eliminar a porta, formando uma janela. Também a janela geminada na abside da Igreja, que coincide com um altar antigo, descoberto no interior, e o Florão de Fecho na abóbada indicam presença muçulmana.
Em 1099, a igreja terá sido reconstruída.

Segundo a tradição e a crónica de 1419, a fundação do mosteiro de Cárquere deveu-se a um milagre efectuado por Nossa Senhora em favor de D. Afonso Henriques, que sofreu, nos seus primeiros anos, de atrofia nas pernas. Quando o seu tutor, D. Egas Moniz, já desesperava por não encontrar cura para o menino, teve uma visão da Virgem Maria, que o guiou ao encontro de uma Igreja em ruínas e de uma sua imagem. O príncipe foi levado ao velho templo e curou-se. Noutra versão da lenda, D. Egas Moniz teria encontrado num velho castanheiro a imagem da Virgem, cujos poderes milagrosos curaram o infante.
Em acção de graças, o tutor, possuidor de uma vasta honra em Resende, e o próprio Conde D. Henrique, pai de D. Afonso Henriques, fundariam, no início do século XII, um convento dedicado à Virgem Maria, onde ficou guardada, até hoje, a imagem milagrosa.

O Mosteiro foi entregue, aquando da sua fundação, à Ordem dos Monges de Santo Agostinho, mas posteriormente foi confiado ao Colégio de Coimbra de Padres da Companhia de Jesus.



               Vista do fabuloso conjunto formado pela Igreja românica do Cárquere, Mosteiro e Torre fortificada.

Visite também: www.triplov.com; www.cm-resende.pt
Restaurantes em Resende:
Gentleman (regional)
R. Egas Moniz - Resende
Tel.: 254 877 423
Douro à Vista (regional)
Quintela - Cimo de Resende
Tel.: 254 877 900
Douro Park Hotel
Caldas de Aregos
4660-013 Resende
Tel: 254870700
http://www.douroparkhotel.com/
Email:
mail@douroparkhotel.com
Casa de Fundo da Aldeia
Quinta da Graça, Anreade, Resende
Tel: 254875290
Email:
gestorweb@quintadagraca-turismo.com
www.quintadagraca-turismo.com
Só para grupos e com marcação prévia
Outros pontos turísticos em Resende: Castro da Mogueira (1000 a.C., na freguesia de S. Martinho); Casa da Soenga; Torre da Lagariça; Porto de Rei (séc. XVI, com alterações no séc. XVIII).

Sem comentários:

Publicar um comentário